Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saberes e Ciências - Blogue

Neste blogue ninguém perde o seu tempo - Confirme

Saberes e Ciências - Blogue

Neste blogue ninguém perde o seu tempo - Confirme

Deus lhe Pague

DEUS LHE PAGUE

Clic e veja o filme – Deus lhe Pague

No tempo em que os portugueses andavam vestidos de peles e viviam em cavernas, como se sabe antes do 25 de Abril, em 1948 ou 1949, calhou a Lisboa ver a famosa peça de teatro, Deus lhe Pague, do Joracy Camargo, se não estou enganado, representada por dois dos mais famosos artistas brasileiros da altura, o Procópio Ferreira e a Bibi Ferreira, pai e filha.

Pela mesma altura, 1948, não sei se exibido antes ou depois da peça do teatro do Joracy Camargo, viu a luz do dia com o famoso actor mexicano Arturo de Cordova, o filme baseado na mesma peça. Foi o máximo.

O meu padrinho de baptismo, na altura o gerente da fábrica de curtumes em Rio de Mouro, um curioso da cultura, foi ver a peça.

Talvez por falta de interesse, continuação ou oportunidade, o teatro nunca me deu por dentro nem por fora… mas se desse, a maneira como o Tito Lívio me falava do Deus lhe Pague nos tempos que se seguiram tinha feito de mim o maior admirador da Arte de Palma do mundo.

Por acaso, ou talvez não, li o livro não muito depois. Há perto de 70 anos. Do pouco que guardo, lembro-me, era bastante bom. 

Tenho muitas dúvidas que este vídeo retrate o valor da obra. 

Aniceto Carvalho